quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Google mostrará se ISP bloqueia downloads

O Google criou uma estratégia para ajudar internautas a descobrirem se são vítimas de traffic shaping.

O plano é a mais recente iniciativa relacionada com o debate a respeito da neutralidade de internet, que opõe empresas de tecnologia como o Google a alguns provedores de serviço de web (da sigla em inglês ISPs).

Os ISPs alegam que precisam tomar certas atitudes visando gerenciar o tráfego na rede para o bem dos usuários.

Entretanto, companhias que oferecem conteúdo e aplicativos temem a possibilidade de os provedores discriminarem as atividades online, favorecendo uns e prejudicando outros.

O gigante de buscas vai bancar um estudo feito por pesquisadores acadêmicos, que vão utilizar 36 servidores espalhados por 12 regiões dos EUA e da Europa para examinar informações, de acordo com o guru da internet que trabalha para a companhia, Vint Cerf, conhecido como “o pai da web.”

“Quando uma aplicação online não funciona adequadamente ou a conexão está instável, como é possível identificar se a causa do problema tem a ver com o ISP, com o aplicativo, com o computador ou com outro fator?”, Cerf escreveu em um post.

Segundo ele, o objetivo do Google é esclarecer o contratempo para os usuários.

No ano passado, os cinco membros da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (da sigla em inglês FCC) aprovaram uma reclamação contra a Comcast, que estava violando princípios de internet livre, bloqueando serviços de download de arquivos.

 

Fonte: Info

Nenhum comentário: