quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Intel divulga informações da nova geração de CPUs Atom com vídeo integrado

A Intel divulgou novas informações sobre a nova geração de processadores para os dispositivos portáteis (netbooks e nettops).

Apesar da chegada do Atom N280 + chipset GN40, a gigante do silício planeja já atualizar a linha, com a adição do Pineview-M, CPU baseado na arquitetura Lincroft.

A grande novidade está na tecnologia adota. O processador será do tipo System on a Chip (SoC), com TDP reduzido.

De acordo com a Intel, o Pineview irá integrar no mesmo encapsulamento, funções do northbridge (como a controladora de memória e core gráfico). Desta forma, o design passará de 3-chips (northbridge/CPU/southbridge) para 2-chips (CPU/southbridge).

Além do mais, o chipset será reduzido dos atuais 2174mm² para 773mm², ficando a construção do PCB mais simplificada e barata, uma vez que reduzirá a quantidade de camadas de 6 para 4. Assim, os novos processadores contarão com controladora de memória integrada DDR2 dual-channel, nos mesmos moldes dos futuros Core i5 (Lynnfield).

Como resultado prático, a CPU ultrapassará a casa de 1.6Ghz com TDP do sistema como um todo chegando a 7W, redução de 50% em relação aos atuais N270. As memórias passarão de 533 para 667Mhz, podendo chegar até a 800Mhz. O vídeo onboard será mantido o mesmo GMA950, mas com o clock saindo de 133 para 200Mhz.

Fonte: Adrenaline

Nenhum comentário: