sábado, 31 de janeiro de 2009

Nova tecnologia replantará florestas pelo ar

Em breve, florestas devastadas poderão ser replantadas por helicópteros e sensores computacionais, se a tecnologia for aprovada em teste no Brasil.

A invenção da C-Questor de Weybridge, em Surrey, na Inglaterra, quer implementar uma solução rápida, de custo reduzido e eficaz para replantar áreas verdes de matas destruídas por fogo ou por exploração ilegal de madeireiras.

Por helicóptero, a empresa pretende desenvolver uma descida técnica que instalará centenas de mudas de árvores, com sementes não-vulneráveis e cones de plástico biodegradáveis para garantir o suporte.

Lançado com segurança a sete centímetros do solo, cada cone de 15 centímetros possui compostos que se enterram e retém água no solo.

De acordo com a C-Questor, lançar somente sementes das alturas é extremamente infértil: 75% delas não vingam, ou porque são devoradas, ou são sopradas para terrenos impróprios.

Até 200 mudas podem ser plantadas em uma viagem, individualmente, por um dispositivo de um tamanho de um colchão controlado por um computador.

A chamada tecnologia “Treepak” terá seus primeiros testes ainda este ano no Brasil, porém, não há data e local definidos. Provavelmente será em um local onde precise de replantação de árvores de mogno.

Fonte: Info

Nenhum comentário: