sábado, 31 de janeiro de 2009

TOP 10 da CES 2009

A CES 2009 acabou, e houve centenas de novidades e lançamentos na área de informática, aparelhos eletrônicos e gadgets. Durante o evento, mais de 2.700 empresas, incluindo 300 que participaram pela primeira vez, lançaram cerca de 20 mil novos produtos. Cerca de 110 mil pessoas visitaram o evento neste ano, cerca de 22% a menos do que a CES do ano passado, que teve 141 mil.

O evento marcou o lançamento de TVs 3D de alta definição, TVs com tecnologia OLED e com acesso à internet, e produtos e tecnologias que não danificam o meio ambiente. Os mais de 130 mil visitantes tiveram acesso em primeira mão a produtos que serão lançados neste e nos próximos anos, e puderam analisar as tendências tecnológicas para os próximos anos.

A CES 2009 também foi palco para o lançamento oficial da versão beta pública do Windows 7 - e o sucesso foi tamanho que os servidores da Microsoft não suportaram o volume de downloads (algo que foi resolvido algumas horas depois).

Cobertura da CES 2009
Cobrir um evento desses é bastante cansativo, pois há 2.700 expositores distribuídos em 6 pavilhões imensos. Como cada um deles expõe dezenas de produtos, no final dos quatro dias do evento eu tive acesso a mais de 40 mil novos produtos, e tirei mais de 1.600 fotos em alta resolução. Dentre eleas, eu precisei escolher "apenas" 120 fotos que foram postadas no BABOO e no portal MSN.

Muitos produtos são interessantes, outros são inovadores, e também há muita porcaria ali. No final, a CES me surpreendeu pela quantidade de produtos com tecnologias avançadas que facilitarão muito o dia-a-dia das pessoas. A China também mostrou que "está com a faca e queijo na mão", pois praticamente todos os produtos são fabricados ou serão fabricados ali.

Havia inclusive uma área destinada somente a empresas chinesas e coreanas, aonde você podia fechar negócio diretamente com o fabricante. Você quer lançar um netbook com a marca da sua empresa ? Sem problemas: ali você podia encomendar um lote de mil deles a preço baixíssimo, com o logotipo da sua empresa estampado nos produtos e nos manuais.

Desta maneira, em breve nada mais será produzido fora da China..

Baratas tontas
O início do evento é bastante estressante: nas primeiras horas, os jornalistas e bloggers passeiam como baratas tontas nos principais stands, à procura dos melhores produtos e novidades, para que eles estejam estampados nos sites, blogs, jornais e TVs o mais rápido possível - e antes dos seus concorrentes.

E quando o jornalista consegue fotografar alguns produtos interessantes, ele corre para a sala de imprensa para copiar as fotos p/ o seu notebook (ou netbook, que faz muito sucesso pelo seu tamanho e peso), retocá-las, escrever um parágrafo sobre o cada um dos produtos fotografados, e enviar tudo via e-mail para que as informações sejam publicadas o mais rápido possível.

Correria e confusão p/ manter você informado
Além disso, muitos bloggers gravam ali mesmo os vídeos e áudios com as análises e comentários sobre algum produto, enquanto outros são entrevistados ao vivo (via internet ou celular) sobre o evento. Como eles vieram de diversos países, é comum você trabalhar ouvindo vários idiomas ao mesmo tempo.

E como há centenas de jornalistas e bloggers cobrindo a CES e reunidos em uma única sala, vc tem uma vaga idéia da confusão, correria e stress envolvidos na cobertura de um evento desse tamanho..

E sempre há fatos curiosos, como jornalistas que esquecem de trazer o cabo de energia do notebook, e trabalham no sufoco e compenetrados para finalizarem o mais rápido possível as fotos e informações antes que o notebook desligue por falta de bateria.

Mas no final tudo vale a pena, pois o resultado final compensa a loucura de cobrir um evento desses..

CES 2009: quem se destacou ?
Na minha opinião, a empresa que mais de destacou foi claramente a Samsung: no stand imenso deles haviam dezenas de produtos fantásticos - principalmente as novas TVs.

Muitas eram simplesmente sensacionais: as LED e OLED (finíssimas), as que tem acesso à internet, as TVs 3D que não precisam de óculos especiais (parece coisa infantil, mas depois que você assiste uma TV 3D, você começa a considerar as TVs atuais (HD ou não) algo totalmente ultrapassado) , as ultra-HD (com resolução 4x maior do que as HD atuais), a TV que reproduz filmes diretamente de pendrive, entre muitas outras.

A nova filmadora de alta definição, com mecanismo anti-vibração e SSD (disco rígido sem partes móveis) também impressionou: ela filma sem trepidação mesmo que vc acople ela em uma bicicleta e ande em uma rua de pedras. Impressionante..

Para mim, o produto que mais se destacou na CES 2009 também é da Samsung: a TV com acesso à internet e Widgets, que permite que você mantenha-se atualizado mesmo quando vc está assistindo o seu filme ou programa favorito, e sem necessidade de utilizar um computador. Mais prático, impossível..

Abaixo estão os 10 produtos que eu considerei os mais interessantes do evento:


Palm Pre: um celular que impressionou todos os jornalistas. Ele vem com um novo sistema operacional
(Web OS) e é a aposta da Palm para recuperar a fatia de mercado que ela perdeu nos últimos anos.
Ele será lançado nos EUA nos próximos meses.


A Zii Labs demonstrou o StemCell Computing, um sistema que permite adicionar processadores
de acordo com a necessidade de uso. Com isso, você pode por exemplo montar
um rack com até 120 mil processadores, criando um super-computador


Telas OLED flexíveis podem criar uma nova geração de notebooks finos, leves e flexíveis



TVs com acesso à internet permitem que vc utilize Widgets para se manter informado
enquanto você assiste o seu programa favorito



TV HD é coisa do passado: em breve as TVs Ultra-HD estarão no mercado. Enquanto a TV HD tem resolução
de 1920x1200, as Ultra-HD têm resolução de 3840x2160, criando imagens super-realistas



A tecnologia SYNC da Microsoft permite que os painéis dos carros sejam totalmente digitais.
No carro exposto no site da Microsoft, o painel de instrumentos e a tela principal no painel são telas LCD.
O visual impressionou a todos...



Chegou o cinema de bolso! Assistir filmes no celular é coisa do passado:
agora você pode projetar o filme em uma parede, utilizando o próprio celular



Essa TV da Samsung permite que você insira um pendrive nela (ele está na lateral esquerda, embaixo)
e assista diretamente filmes em formato .avi, .mpg, entre outros.
Ela é o sonho de quem puxa muitos filmes em redes P2P..



Este é um sistema de som mais incríveis da CES 2009: composto de 16 caixas de som
(incluindo duas caixas frontais com 1,5m de altura) distribuídas em uma sala, a
qualidade do áudio do filme O Senhor dos Anéis era nada menos do que sensacional.



As novas TVs de LED são ultra-finas.



Fonte: Baboo

Nenhum comentário: