segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Virus não deixa atualizar antivirus, nem visitar Windows Update

Procurando uma solução para um vírus que se instalou no PC da minha tia, achei esse tuto para remoção do vírus, que não deixa acessar o Windows Update e nem atualizar o antivírus.

Pra quem estiver com o PC infectado, siga os passos e seja feliz!

Semana passada, tive o contato com um vírus interessantes e desafiador, o Trojan:Win32/Skintrim.gen!D. Esta praga ataca os seguinte sistemas operacionais da família Windows: Windows 2000, Windows 95, Windows 98, Windows Me, Windows NT, Windows Server 2003, Windows XP, Windows Vista.

Hoje, segunda-feira, recebo o seguinte pedido pelos comentários num dos nossos textos antigos:

Bem, estou com um problema no avast, quem sabe vc possa me ajudar, o avast simplesmente não atualiza e nem desinstala, o que será que ta acontecendo. Recebo um alerta de que o banco de dados do antivírus esta desatualizado e é recomendável atualizá-lo, porém não consigo atualizar. Tento desinstalá-lo pra instalar um outro antivírus mas também não desinstala, e agora o que faço?

Esta é uma parte curiosa deste cavalo de tróia, e outros assemelhados. O comportamento destas pragas são as seguintes:

  • Impede a atualização do antivírus;
  • Impede o acesso à página do Windows Update. Sempre direciona a navegação para outra pagina;
  • Impede a desinstalação e manutenção no sistema operacional;
  • Modifica a configuração do internet Explorer.

A primeira coisa a fazer é Desativar a Restauração de Sistema. Para tal atividade, faça assim:

  1. Clique em Iniciar;
  2. Aponte para Configurações;
  3. Clique em Painel de Controle;
  4. Clique no Ícone Sistema;

Feito isto, você clicara na Guia Restauração do Sistema, como mostra a imagem abaixo.

Desmarque a opção. Com esta ação, todos os arquivos da restauração do sistema, inclusive os arquivos do Vírus que estão armazenados na pasta, C:\\System Volume Information, serão excluídos.

Esta pasta mantém os arquivos necessários à restauração do sistema, e, ainda que os antivírus não consigam remover os vírus lá instalados, os vírus conseguem se alojar nas mesmas. Depois, de removido o agente infeccioso do seu sistema, ative novamente este recurso.

Agora que os arquivos foram excluídos, você usará os seguintes softwares gratuitos para completar a tarefa:

Com tais ações, reinicie o seu PC, e atualize o seu antivírus. Acione-o e faça uma busca no sistema. Configure o seu Windows para fazer a atualização do sistema. Se o seu Windows é pirata, marque a opção de Fazer o Download e deixar que você escolhas as atualizações que serão instaladas.

Se utilizar o AVAST! Antivirus, configure-o para ser executado no Boot. Se você quer remover o AVAST! e instalar outro software Antivírus, abaixo duas sugestões:

Para desinstalar o AVAST! você terá que entrar em modo de Segurança, e apagar a pasta do Antivirus, depois você usa o Regseeker e limpa o registro. Use o sistema de busca no registro, pesquise pela palavra AVAST e excluir todas as entradas. Se preferir, pode também usar o Revo Uninstaller.

Nenhum comentário: