terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Você bem informado com o Google

O Google já é muito mais do que um nome. Trata-se de uma grande empresa, mas também de um celeiro fantástico de novidades e ferramentas úteis para a sociedade do conhecimento e da informação. Muitas vezes de graça, a empresa leva ao internauta a possibilidade de expandir seu horizonte cultural, ao mesmo tempo em que mantém firme sua marca.

A relação entre usuários dos serviços do Google e sua administração pode ser facilmente compreendida através das inúmeras alterações e inovações trazidas à internet, nitidamente surgidas e implementadas a partir de incentivos e opiniões de visitantes mundo afora. Não sei se foi esse o caso do Google Notícias.

A mídia tradicional escreve muito e escreve muito bem. A midia online também tem ótimos textos, opiniões e apuração de fatos. Como acompanhar tanto material, de forma organizada, simples e customizável? Assinar conteúdo através de RSS (Realy Simple Sindication) é uma boa saída, mas ainda assim deixamos de fora notícias relevantes. O Google Notícias amarra diversas seções em um grande jornal online, mas referenciando notícias de diferentes periódicos e momentos históricos.

Tudo muito facilmente customizável e gerenciável pelo usuário. Quantas notícias sobre esporte você quer ver ao entrar lá? Prefere que as notícias de economia e negócios apareçam primeiro? Ou será que o mais interessante é mesmo pesquisar as notícias por palavra e/ou assunto? As notícias veiculadas nos portais e jornais são rapidamente associadas à home do Google Notícias, o que garante informação a toda hora, minuto ou segundo.

Há também a possibilidade de se usar o alerta de notícias, um aplicativo do Google que monitora as notícias de acordo com palavras-chave desejadas e monta um e-mail com as principais referências do dia ou da semana. Assim, se você quer saber tudo sobre a fusão entre Itaú e Unibanco, basta digitar as palavras-chave Itaú e Unibanco e escolher a frequência de entrega do material em seu e-mail (diário ou semanal). Fácil e prático, não?

Você também pode usufruir das facilidades na navegação e pesquisas de notícias a partir de seu celular ou smartphone. Particularmente, acho esta neurose um exagero, mas conheço muita gente que já acessa diariamente o endereço http://mobile.google.com.br/ direto do smartphone para ter a notícia em primeiríssima mão. Como dizem, pode ser “uma mão na roda”.

O artigo é mesmo um grande obrigado ao Google, um intenso puxa-saquismo. Simplesmente porque os serviços aqui comentados facilitam, e muito, a tarefa de encontrar e usar referências para os textos do Dinheirama. O Google Notícias trouxe as redações dos jornais para a tela do meu computador. Certo, exageros à parte, visitar um endereço é muito mais fácil que ficar caçando notícias em portais e sites por ai. Né? Idéia óbvia, simples, mas brilhantemente executada. Obrigado Google!

Fonte: UnderGoogle

Nenhum comentário: