domingo, 1 de fevereiro de 2009

Adobe e Apple trabalham em Flash para iPhone

No Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o CEO da Adobe revelou que juntou forças com Apple para inserir Flash no iPhone que juntou forças com Apple para inserir Flash no iPhone.

Shantanu Narayern disse também a emissora de TV Bloomberg, que a instalação de uma versão satisfatória do Flash se trata de um “duro desafio técnico”, por isso ambas as empresas estão juntas, em processo colaborativo. “A bola está no nosso campo. A responsabilidade de entregar (O Flash) é nossa”, disse o CEO.

Pela declaração do chefe da Adobe, não se tratará apenas de um plug-in, nem de uma versão mais fraca do software, o Flash Lite. Resta saber como será o funcionamento e de que maneira não se confrontará com a App Store.

A principal razão que fazia a Apple não colocar o recurso de Flash no aparelho, além de seu tamanho expansivo, é que, ao alastrar o código executável, perderia o controle sobre os aplicativos que rodam no aparelho.

Já a versão Lite nunca foi adicionada, pois Steve Jobs julga ser bastante limitada, o que frustraria ainda mais os usuários que quisessem ver vídeos na web (fora do YouTube) e animações complexas.

A declaração do CEO da Adobe traz mais dúvidas do que certezas, já que, recentemente, a Apple vem tratando o HTML 5 como um substituto para exercer muitas das funções do Flash.

Fonte: Info

Nenhum comentário: