quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Adobe e Nokia anunciam fundo de US$10 Milhões para o Open Screen Project

A Adobe Systems Incorporated e a Nokia Corporation anunciaram, durante o Mobile World Congress, um fundo de US$10 milhões para o Open Screen Project, idealizado para ajudar os desenvolvedores a criarem aplicativos e serviços para dispositivos móveis, desktops e eletrônicos, usando a plataforma Adobe Flash.

 

O novo fundo é resultado do Open Screen Project, iniciativa anunciada em maio de 2008, que inclui mais de 20 líderes da indústria e foi estabelecida para possibilitar uma experiência consistente para navegação na web e para aplicativos independentes. Estima-se que mais parceiros do Open Screen Project se unam ao fundo futuramente. "Estamos muito entusiasmados com as possibilidades que o Open Screen Project Fund oferece para os designers e desenvolvedores ao redor do mundo",  comentou David Wadhwani, gerente geral e vice-presidente da Unidade Comercial de Plataformas da Adobe. "Com mais de 1 bilhão de dispositivos móveis habilitados em Flash por meio de múltiplas plataformas, o fundo permitirá que um número maior de desenvolvedores ofereça seus serviços e conteúdo usando tecnologia avançada para um número maior de usuários móveis", concluiu.

Já o vice-presidente executivo de Serviços Nokia, Tero Ojanperä, afirmou que o fundo Open Screen Project estimula o uso de ferramentas Adobe e as aptidões existentes do desenvolvedor para criar aplicativos singulares e estimulantes em Flash para milhões de dispositivos Nokia. "Com mais de 300 milhões de dispositivos habilitados em Flash no mercado, daremos suporte aos desenvolvedores pelo Forum Nokia, ao mesmo tempo em que disponibilizamos um canal de distribuição mais focado em consumidores com o Ovi Store da Nokia", comentou Ojanperä.

Os desenvolvedores são convidados a submeterem conceitos para aplicativos que sejam baseados na Plataforma Adobe Flash, executados em aparelhos Nokia e que funcionarão em múltiplas telas, como dispositivos móveis, desktop e eletrônicos de consumo. Os aplicativos serão avaliados pelo grau de inovação e a atração que a experiência do usuário oferece, a robustez do aplicativo ou da implementação planejada e como ele explora da melhor maneira as capacidades e características dos dispositivos Nokia, Adobe Flash e Adobe AIR.

Os projetos submetidos para desenvolvimento serão analisados por um grupo de especialistas em aplicativos e serviços para múltiplas telas, escolhidos entre os parceiros do Open Screen Project. As áreas de foco incluem: entretenimento, rede de socialização, produtividade, jogos, notícias e informações. Os desenvolvedores retêm todos os direitos sobre seus aplicativos, enquanto a Adobe e a Nokia podem avaliá-los, testá-los e divulgar seu conteúdo. Para informações adicionais e detalhes para inscrição, visite www.openscreenproject.org.

 

Nenhum comentário: