domingo, 8 de fevereiro de 2009

Altos executivos da MySQL deixam Sun

A Sun Microsystems disse na sexta-feira (06/02) que dois dos principais executivos da unidade de banco de dados mySQL estão deixando a empresa.

Marten Mickos, vice-presidente sênior e executivo-chefe da MySQL antes que a Sun comprasse a empresa por cerca de US$ 1 bilhão no ano passado, partirá no domingo e a sua posição será eliminada, disse a porta-voz Dana Lengkeek.

A Sun fundiu a MySQL com outra divisão de software e outro executivo será nomeado para comandá-la, disse ela.

Mickos não poderia ser localizado para comentar sua saída. Em uma declaração fornecida pela Sun, disse que estava saindo por razões pessoais.

Neste meio tempo, o fundador da MySQL, Widenius Monty, um dos mais respeitados desenvolvedores de software de código aberto, disse em seu blog pessoal na quinta-feira que estava saindo da Sun devido a diferenças de opinião com a gestão da companhia sobre o desenvolvimento do banco de dados open source.

"A Sun está andando no limiar entre desenvolver uma oferta de código aberto e conduzir uma atividade comercial", disse a analista da Cross Research Shannon Cross. "Você tem uma empresa tentando ganhar dinheiro fora de código aberto, enquanto tenta controlar mais do que a comunidade de código aberto gostaria."

Widenius disse que a Sun não fez o suficiente para facilitar o acesso ao código por trás do banco de dados MySQL aos programadores, para que eles pudessem aprimorá-lo. A porta-voz da Sun Dana Lengkeek recusou comentar os comentários de Widenius.

O banco de dados MySQL é amplamente usado em sites, incluindo alguns dos maiores do mundo. Oracle, Microsoft e IBM oferecem produtos concorrentes.

Nenhum comentário: