sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Exposição de carros em Genebra terá veículo controlado por iPhone

Ele manda e-mails, reproduz vídeos, acessa a internet e até faz fotografias, mas será que o iPhone consegue controlar um carro? A Rinspeed, fabricante suíça de veículos especiais, vai mostrar o conceito de um carro elétrico controlado pelo celular da Apple na próxima semana, durante o Geneva Motor Show. O evento ocorre em Genebra de 5 a 15 de março.

O iChange não tem chaves: ele usa o iPhone para ligar o veículo. O smartphone é colocado em um suporte no painel à direita ou esquerda do volante. Uma vez conectado, um botão verde "start" aparece na tela do iPhone e coloca o motor do carro em funcionamento. Ao dirigir o veículo, o iPhone pode controlar outras funções, como ligar e desligar os faróis.

Mas o iChange é mais do que um novo modo de usar o iPhone. Com ele, a Rinspeed quer revolucionar o modo que as pessoas pensam dos carros. A maioria dos veículos é projetada para levar um número fixo de passageiros em um número fixo de assentos - e todo o carro é projetado em torno disso. Mesmo com apenas uma pessoa, o espaço do carro nunca muda. Sua aerodinâmica e seu consumo de combustível são constantemente ligados ao número fixo de passageiros. Não o iChange.

A configuração básica do veículo é um esportivo em formato de cápsula para apenas uma pessoa. Só que, ao apertar um botão, a parte de trás do veículo "cresce" (um vídeo na página do fabricante mostra alguns detalhes desse processo), fornecendo espaço para mais dois passageiros adicionais. Esse conceito adaptável é uma das inovações do iChange, mas existem outras.

O carro é totalmente elétrico, movido a baterias de íons de lítio, com duas configurações disponíveis: uma com menos baterias, para curtas distânicas, e outra mais pesada, para longas distâncias. O motor elétrico de 150 kilowatts foi forneceido pela Siemens e leva o caro de zero a 100 quilômetros por hora em 4,2 segundos, de acordo com a Rinspeed.

Seu sistema de áudio Harman/Kardon usa um processador Intel de baixo consumo de energia, e a navegação por GPS calcula as rotas mais rápidas ao seu destino e também a mais ecologicamente amigável para chegar lá no iChange.

Frank Rinderknecht, criador do iChange, é famoso na Suíça por criar carros conceituais. No ano passado, foi o "sQuba", um esportivo capaz de andar embaixo d'água, também mostrado na exposição de carros de Genebra. Seus veículos quase nunca chegam ao mercado - então nem adianta procurar pelo iChange em uma concessionária por aí.

 

Nenhum comentário: