terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Futebol combina com Bluetooth

Parceria entre BlueMaxx e clubes de futebol brasileiros levam imagens - incluindo replay do gol em tempo real - aos celulares nos estádios

 

Não dá para comparar a emoção de assistir a um jogo de futebol no estádio com o conforto do sofá da sua sala. Mas, apesar do frio na barriga, o estádio tem seus contras: além da violência das torcidas organizadas e do trânsito, basta um sorveteiro na sua frente para que você perca o lance do gol da vitória do seu time. O jeito é chegar em casa e esperar para ver os melhores lances num programa esportivo do domingo à noite. Ou melhor, o jeito era.

Uma empresa especializada em soluções de mobilidade, a BlueMaxx, está disponibilizando o replay dos gols da partida cinco minutos após ele ser marcado. Os lances são captados por câmeras espalhadas pelo estádio. O vídeo é editado e fica armazenado num servidor. Por fibra óptica, o conteúdo vai para uma das células Bluetooth espalhadas pelo campo. Cada célula comporta até 14 antenas que atingem um raio de 100 metros. Para o espectador, basta acionar o Bluetooth do aparelho e aceitar fazer o download das imagens.

“Cada célula atende até 98 usuários. Antes do jogo começar, oferecemos conteúdos offline, como notícias da partida, informações sobre jogadores, ringtones etc”, afirma Alessandro Debre Israel, diretor comercial da BlueMaxx. Segundo o executivo, a empresa já fechou parcerias com Corinthians, Palmeiras, Santos, Barueri e Portuguesa. Está em processo final de negociação com o São Paulo.

 

A experiência começou no ano passado, durante o Campeonato Brasileiro. A BlueMaxx possuia acordos com Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Para este ano, as zonas Bluetooth estarão disponíveis no Campeonato Paulista, Copa Libertadores e Copa do Brasil. “Na experiência do Brasileirão de 2008, tivemos uma média de 2,5 mil downloads por jogo do Corinthians, 1,5 mil em partidas do Palmeiras e 900 da torcida do São Paulo”, diz Israel.

O monitoramento é feito em tempo, por meio da conexão entre o servidor e o data center da BlueMaxx. As atualizações são realizadas a cada 20 minutos e verificam o número de downloads, além de identificarem eventuais problemas de conexão. A receita da BlueMaxx vem por meio de publicidade associada ao conteúdo. Em 2009, a empresa tem como patrocinadora a cervejaria Brahma.

Bluetooth nos aeroportos
A mesma tecnologia será utilizada em 15 aeroportos brasileiros a partir do mês de abril. Numa parceria com a Infraero, a BlueMaxx enviará conteúdo focado em serviços. “Estamos ainda definindo, mas serão informações turísticas da cidade, além de confirmações de chegada, saída e atrasos de voos. Começaremos com testes nos Aeroportos de Congonhas e Cumbica, em São Paulo”, afirma Israel.

 

Fonte: Info

Nenhum comentário: