quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Golpes online já atingem smartphones

A Sprint divulgou um alerta, esta semana, sobre o crescimento de golpes online que usam SMS e links de internet móvel para furtar dados de usuários.

O golpe explora a ingenuidade dos usuários ao disparar mensagens de texto para números aleatórios solicitando informações bancárias. De acordo com a Sprint, a vítima recebe um SMS informando que seu cadastro ou senha em serviços de bancos móveis (acessíveis pelo celular) expirou.

Para continuar a usar normalmente seu mobile banking, o usuário é convidado a acessar um falso endereço e cadastrar uma nova senha. Há ainda a opção de discar para um número gratuito, do tipo 0800, e refazer o cadastro.

Na verdade, não há cadastro nenhum por ser feito. O usuário cai num golpe e acaba fornecendo dados bancários e números de documentos pessoais a terceiros. De posse destas informações, os golpistas tentam transferir dinheiro, fazer compras online e tomar empréstimos com as informações da vítima.

O golpe não é sofisticado do ponto de vista tecnológico, já que não há nenhum código malicioso que passa a monitorar o smartphone alheio ou mesmo furtar dados de sua memória. Para ter sucesso, a fraude conta com a ingenuidade dos usuários.

Como o golpe pode ser disparado automaticamente para milhares de telefones, ainda que um percentual mínimo dos usuários caia na fraude, ela ainda será um bom negócio para os golpistas. A orientação para este e outros casos do tipo é para que os usuários nunca forneçam dados pessoais por meios eletrônicos a fontes não confiáveis.

 

Nenhum comentário: