quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Google compra fábrica de papel

A maior empresa do mundo virtual comprou uma fábrica de papel e embalagens na Finlândia, segundo declaração da própria Store Enso, ex-dona do estabelecimento vendido.

A notícia foi divulgada hoje cedo (12) pelos finlandeses, que informaram que o Google Group of Companies comprou por 40 milhões de euros as construções e o terreno da fábrica de Summa Mill, em Kymenlaakso, onde a produção de papel estava cessada desde janeiro do ano passado.

Não há maiores informações sobre o que o Google pretende fazer com os bens adquiridos. Segundo declaração oficial da Store Enso, “é esperado que o Google anuncie seus planos ou futuros investimentos ‘no momento oportuno’”.

A expectativa da empresa da Finlândia é que a venda seja fechada até o fim de março e que gere um lucro de operação de aproximadamente 38 milhões de euros, dos quais “15 milhões serão registrados como um item não recorrente nos resultados do primeiro trimestre de 2009”.

Stora Enso diz que ambas as empresas concordaram que parte da fábrica será transferida para a cidade de Hamina a fim de gerar outras utilizações industriais.

A fábrica de Summa Mill fora fechada por perdas persistentes no decorrer dos últimos anos e poucas perspectivas de lucro a longo prazo, de acordo com comunicado da companhia emitido na época, que ainda dizia: “Apesar dos enormes esforços desenvolvidos por seus funcionários, a fábrica não pode competir nos mercados de hoje e amanhã utilizando fibra de madeira virgem de preço alto, na maioria das vezes importada”.

 

Nenhum comentário: