terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Google quer medir gasto de energia dos lares

O Google está desenvolvendo uma ferramenta que permitirá a usuários residenciais medir o seu gasto de energia.

O PowerMeter permitirá calcular o gasto de energia por tipo de atividade – aquecedor, refrigerador, luzes da casa, etc. - em uma residência.

O objetivo é ajudar a conscientizar as pessoas de quanto elas gastam com cada eletrodoméstico ligado à tomada e incentivar a redução no consumo de energia.

De acordo com o engenheiro Ed Lu, que apresentou o projeto no blog do Google, estudos mostrar que o acesso a informações sobre o gasto de energia pode reduzir entre 5% a 15% a conta de eletricidade mensal de uma casa.

Mas para que o software possa ser útil, as casas precisam ser equipadas com “medidores inteligentes”. Por isso, junto com o protótipo do PowerMeter, o Google também apresentou seu plano para democratização do acesso à informação sobre o gasto de energia.

A empresa defende grids inteligentes de energia e padrões abertos de relatórios sobre o uso de eletricidade para os usuários residenciais.

O Google pretende ainda firmar parcerias com empresas privadas de “medidores inteligentes” para fazer pilotos com o PowerMeter.

 

Nenhum comentário: