terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Microsoft Dynamics vai medir emissão de CO2

A ideia da Microsoft é levar às médias empresas uma solução para medir o impacto ambiental que suas atividades causam, em especial em critérios como consumo de energia.

A família Dymamics AX [ex-Axapta] é uma suíte para gestão corporativa que inclui aplicações de ERP e CRM voltadas para gerenciar o relacionamento com clientes e automação de vendas. Agora, usuários deste pacote poderão baixar um novo software dedicado apenas a medir o impacto ambiental que uma empresa causa.

Na aplicação, é possível dizer quantos servidores uma empresa usa, quantos PCs ela possui e quantas horas eles trabalham por dia e cruzar estes dados, por exemplo, com o consumo mensal de energia elétrica. Esta relação permite aferir qual a eficiência energética de uma companhia e facilita medir resultados de mudanças nos hábitos corporativos para economizar energia.

Reduzir o consumo de energia e, conseqüentemente, a quantidade de gás carbônico lançado na atmosfera pode ser um importante capital para as companhias, muito além do ato voluntário de poluir menos.

A evolução de um mercado de créditos de carbono pode onerar mais as empresas poluentes e garantir isenções às companhias ecologicamente responsáveis num futuro próximo.

Nenhum comentário: