quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Mozilla e Skype apoiam iPhone livre

A Mozilla e o Skype estão apoiando a luta da Electronic Frontier Foundation (EFF) a favor do desbloqueio do iPhone para rodar aplicativos.

As empresas declararam seu apoio à associação em um documento entregue ao Departamento de Direito Autoral dos Estados Unidos, reportou o Apple Insider.

A EFF, que protege os direitos digitais, entrou com um pedido para que o iPhone seja isento da lei de direitos autorais digitais, o Digital Millennium Copyright Act (DMCA).

O objetivo é fazer com que outros fornecedores possam fazer alterações no software do aparelho com o objetivo de garantir interoperabilidade.

Hoje, os usuários que desbloqueiam seus aparelhos para rodar aplicativos não homologados pela Apple – processo conhecido como “jailbreak” – estão sujeitos a medidas legais por violação do DMCA.

A Apple alega que a lei já permite intervenção para garantir interoperabilidade. Mas na prática fornecedores como a Mozilla têm dificuldade de colocar aplicativos no aparelho.

O Firefox, assim como outros navegadores, não é bem-vindo no iPhone, já que a Apple prioriza o uso do Safari no aparelho.

O mesmo ocorre com outros programas, como o Flash, que ampliaria a gama de aplicativos rodando no aparelho sem o aval prévio da Apple.

 

Nenhum comentário: