quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Nova aplicação do Google rastreia amigos

O Google criou um software que permite a usuários de celular informar seu paradeiro a amigos e familiares.

Pessoas em 27 países poderão utilizar o Google Latitude para manter conhecidos cientes da sua localização geográfica. É possível selecionar quem terá acesso a essas informações e ficar offline.

 “Brincadeiras à parte, reconhecemos a relevância desse tipo de dados, por isso desenvolvemos avançadas ferramentas de controle de privacidade para essa aplicação”, declarou o gigante das buscas em um post de blog apresentando o novo serviço.

“O usuário não apenas escolhe quem ele quer que saiba onde ele está, mas também decide qual a localização que os outros vão ver”, o texto acrescenta.

A posição geográfica de amigos pode ser rastreada em um mapa do Google, tanto a partir de um handset quanto de um notebook.

O novo aplicativo é semelhante ao serviço já oferecido pela Loopt.

Companhias como a Verizon Wirelles – controlada pela Verizon Communications e pelo Vodafone Group – já distribuem o software da Loopt, que funciona inclusive no iPhone, da Apple.

O Latitude poderá ser instalado em BlackBerrys, da RIM e em dispositivos baseados na plataforma Symbian S60 e no Windows Mobile, da Microsoft, além de rodar em alguns aparelhos da T-Mobile que usam o software Android, do Google.

Em breve a aplicação também estará disponível para o iPhone e o iTouch e celulares da Sony Ericsson.

Em 2005, o Google adquiriu um serviço de localização que utilizava mensagens de texto para avisar usuários de celular do paradeiro de seus amigos. Logo depois da compra, a empresa responsável pelo aplicativo foi fechada.

Fonte: Info

Nenhum comentário: