terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O data center verde da Sun

A Sun Microsystems anuncia a conclusão de seu novo data center, em Broomfield, Colorado, nos Estados Unidos. O projeto é a maior consolidação de hardware da história da companhia e permitirá uma economia de até 11 mil toneladas métricas de CO² por ano.

As instalações de Broomfield incorporam os mais recentes sistemas de eficiência energética, incluindo design e tecnologias inovadores de alimentação de energia e de resfriamento.

De acordo com Dave Douglas, vice-presidente sênior de cloud computing e de sustentabilidade, os primeiros 20% de redução no consumo de eletricidade foram alcançados em 2002. Com o data center de Broomfield, a companhia espera atingir a meta de outros 20% na redução do consumo energético.

Além da economia de 11 mil toneladas métricas de CO² por ano – redução de 6% das emissões da empresa nos Estados Unidos - a Sun Microsystems estima economizar mais de 1 milhão de dólares em custos de eletricidade.

Segundo a empresa, o date center verde permitiu a diminuição de 1 milhão de kWh por mês do consumo de eletricidade, energia suficiente para alimentar mil casas em Colorado. O novo data center foi construído nos moldes de projetos similares da empresa concluídos em Blackwater (Reino Unido), Santa Clara (Califórnia) e Bangalore (Índia), em agosto de 2007.

Entre as novidades, o centro conta com uma infraestrutura focada na economia de água, na redução de uso de produtos químicos e no resfriamento de ar e alimentação de energia ininter-ruptos. O projeto baseia-se na Arquitetura Pod da companhia, que reduziu drasticamente o espaço físico, reduzindo de 46 Km, do antigo campus da StorageTek, em Louisville, Colorado, para 11 Km.

Broomfield é composto por servidores Sun SPARC Enterprise T5440 e M5000, sistema de biblioteca modular SunStorageTek SL8500, servidor de storage Sun Fire X4500 e os sistemas de storage unificado Sun Storage 7000. Para se ter uma ideia da redução de espaço, em um exemplo, a companhia consolidou 63 servidores e 30 dispositivos de storage ligados diretamente, em dois de seus servidores.


Todos eles são parte de um importante programa da Sun Microsystems para substituição de hardware, o qual levou a uma redução de espaço físico de 66%.

Nenhum comentário: