sábado, 7 de fevereiro de 2009

Pré-humana ´virtual´ revelará nosso passado

Lucy: nossa ancestral foi digitalizada para desvendar o passado humano / REUTERS/Barry Malone


Raios-X digitais recostituiram Lucy, talvez o mais conhecido fóssil do mundo pré-humano, para responder a perguntas sobre como os nossos antepassados desceram das árvores e caminharam, cientistas disseram na sexta-feira.

Uma equipe da Universidade do Texas em Austin, em colaboração com o governo etíope, concluiu a primeira tomografia computadorizada de alta resolução da ancestral humana, que viveu há 3,2 milhões de anos.

"Os testes concluídos na Universidade do Texas nos permitem olhar para a arquitetura interna - como ossos dela são construídos", disse o professor de antropologia John Kappelman, que ajudou a digitalizar todos os 80 pedaços do esqueleto.

Os cientistas esperam estudar um Lucy "virtual" que vai oferecer novas pistas sobre o estilo de vida ancestral humano. Lucy, encontrada na Etiópia em 1974, é o exemplo mais bem conservado de Australopithecus, uma espécie de pré-humano.

Kappelman afirmou que a varredura poderá dizer mais sobre como os ossos de Lucy se encaixam - e, portanto, se ela escalava árvores e caminhava.

"Estamos absolutamente certos de que este conjunto de estudos que estamos realizando com os dados de tomografia computadorizada vão nos levar à resolução desta questão de longa data", disse Kappelman.

Nenhum comentário: