quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Profissionais de TI ganham treinamento em storage

Uma das áreas que mais tem crescido no setor de TI é a de storage. A necessidade de guardar uma quantidade cada vez maior de dados, de forma segura e inteligente, é comum a qualquer empresa, independente do porte. Para ajudar a diminuir a carência de profissionais do mercado, a Hitachi Data Systems iniciou um curso voltado à formação de mão-de-obra qualificada para gestão de armazenamento.

O curso – certificado pela Prometric – oferece módulos de implementação, arquitetura, administração e gerenciamento de storage. Ele é voltado a pessoas que já tenham alguns conhecimento em ambientes de TI.

Em 2008, quando a HDS abriu as primeiras vagas para treinamento em Brasília, a empresa constatou que, a cada 12 pessoas entrevistadas, somente três sabiam trabalhar com ambientes de storage. Os outros nove tinham ouvido falar, mas não tinham noção de como funcionava.

 

O treinamento é voltado para soluções que envolvem storage, de níveis mais básicos até avançados, como o envolvendo a arquitetura de rede SAN - Storage Area Network. De acordo com a HDS, aprenas 15% dos temas abordados estão relacionados com os produtos na área de hardware que ela mesma comercializa. Os instrutores são profissionais de campo, que têm uma vivência diária com os produtos.

A empresa está montando alguns planos universitários por meio de cadastro de universidades com cursos ligados à área de TI. Segundo a HDS, serão entre 10 e 20 faculdades que deverão oferecer preços subvencionados a seus alunos. Mais informações sobre o curso podem ser encontradas no site da Hitachi.

Nenhum comentário: