domingo, 1 de fevereiro de 2009

Smartphones: Nokia reina e Motorola afunda

Ano passado pode ser lembrado por consolidar os smartphones: foram mais de 171 milhões de “computadores de bolso” despachados. E a Nokia se mostra soberana em escala global.

A empresa finlandesa, segundo pesquisa da ABI Research, possui 38,6% do mercado de smartphones. Muito se deve aos modelos mais populares, como o a série N e o 5800, que proporcionaram um crescimento de 1,8% no ano, o segundo maior do mercado.

Em 2008, a única companhia que a superou em crescimento de vendas foi a Samsung. Com o lançamento das séries Omnia e Ultra, a empresa coreana aumentou em 2,6% sua participação no mercado e já soma 16,2% do total.

Apple iPhone, BlackBerry e HTC não tiveram ganhos tão expressivos. Alguns analistas justificam um crescimento menor que o esperado devido à crise que atingiu o mercado global no segundo semestre.

A mesma explicação vale para o desastre da Motorola, que perdeu grande parte do mercado em 2008, de acordo com os número da ABI: caiu 5,1%, e foi ultrapassada por Sony Ericsson e LG.

Devido ao desempenho ruim da maioria das empresas no último trimestre do ano que passou, especialistas esperam que haja uma contração em todo mercado de telefonia ao longo de 2009. A ABI, porém, crê que a área de smartphones continue o retrospecto positivo e que iPhone (Apple) e BlackBerry (RIM), em 2009, ascendam mais que os outros, por apresentarem soluções eficazes para o mundo corporativo.

“Bem-vindos ao ano do celular inteligente. É certo que os fornecedores de handsets tentarão convencer todos da necessidade de possuir um smartphone”, pontuou Jake Saunders, VP da ABI Research na Ásia-Pacífico, região que possui um dos maiores índices de vendas dos aparelhos.

Fonte: Info

Nenhum comentário: