quarta-feira, 11 de março de 2009

Google testa anúncios baseados em interesse

O Google começa a testar a partir desta quarta-feira (11/03) uma nova categoria de publicidade em buscas: os anúncios baseados em interesses.

A vice-presidente do Google e gerente de produto Susan Wojcicki explicou no blog da empresa que o termo de busca nem sempre é suficiente para que se possa entregar anúncios relevantes.

Portanto, o gigante das buscas vai testar em sites parceiros e no YouTube uma novo modelo de publicidade, que leva em conta os sites que você já visitou e páginas que já viu.

A partir deste histórico, o usuário será classificado em categorias de interesse – carros, animais de estimação, esportes e jardinagem, por exemplo – e passará a visualizar anúncios associados ao seu perfil.

De acordo com Wojcicki, esta é uma demanda antiga dos anunciantes e pode tornar a experiência de ver anúncios mais relevantes para o usuário.

Para evitar problemas com os advogados da privacidade, o Google permite que o usuário opte por não participar do programa, instalando um plug-in no navegador. Também é possível gerenciar suas preferências, adicionando ou deletando categorias associadas ao seu browser.

Nenhum comentário: