terça-feira, 17 de março de 2009

iPhone 3.0 terá MMS, copy e paste e busca

A nova versão do sistema operacional do iPhone trará muitas novidades esperadas, como suporte a copy and paste, MMS, busca, conexão P2P, Bluetooth estéreo, uso de recursos de mapas em aplicativos e notificações via push, entre mais de 100 modificações.

A companhia apresentou na tarde desta terça-feira (17/03) as novidades do iPhone OS 3.0 para uma platéia em Cupertino, na Califórnia. O evento foi transmitido ao vivo por sites especializados em tecnologia, como o Engadget.

Uma das novidades mais esperadas, a função de copy and paste foi confirmada. A recurso deve funcionar entre aplicações, o que significa que é possível copiar um texto do aplicativo Notes, por exemplo, e colar em um e-mail. Torpedos SMS, textos de aplicativos e até fotos também podem ser recortados, copiados e colados.

Os botões da caixa de cópia de texto permitem expandir ou retrair a área de seleção. Se você errar, basta chacoalhar o aparelho que a última ação será desfeita.

Finalmente, as mensagens multimídia (MMS) - como fotos, áudio e vídeo - serão suportadas pelo iPhone. O aplicativo de torpedos também ganha novas funções, como a possibilidade de encaminhar mensagens e deletar SMSs em grupo.

A usabilidade do aparelho também deve melhorar com novidades como busca e teclado em modo de paisagem para e-mails e outros aplicativos.

Aplicações mais ricas

Os desenvolvedores também foram beneficiados com novos recursos para seus aplicativos. A primeira função apresentada foi o pareamento de iPhones que estejam próximos via Bluetooth. Aparentemente o recurso de P2P não permitirá troca de arquivos, apenas interação no uso de aplicativos – como jogos, por exemplo - e poderá ser usado pelos desenvolvedores em seus programas.

Outra novidade é a criação de uma API pela Apple e pelo Google para que os desenvolvedores possam usar mapas em seus aplicativos. A Apple comunicou ainda que o novo sistema permitirá aos programadores o envio de notificações via push (em tempo real) para os usuários de seus softwares.

Disponibilidade

Infelizmente, algumas das novidades - como MMS e Bluetooth estéreo - não rodarão na versão clássica do iPhone.

A atualização do software será gratuita para os atuais usuários do iPhone e deve chegar no verão dos Estados Unidos, que vai de junho a setembro. Usuários do iPod touch terão que pagar US$ 10 pela nova versão do sistema.

Os desenvolvedores terão acesso imediato ao beta e ao kit de desenvolvimento (SDK) do novo sistema.

 

Nenhum comentário: