segunda-feira, 9 de março de 2009

Mininova sofre ataque de negação de serviço

O popular site de torrent Mininova é vítima de um ataque de negação de serviço (DDoS) que deixa o portal instável e, às vezes, totalmente indisponível.

A sigla DDoS (distributed denial of service attack) indica que um grupo de computadores, em geral uma rede controlada remotamente, tenta acessar continuamente um mesmo endereço. Assim, o servidor do site acessado não aguenta o pico e, na prática, o serviço torna-se inacessível para os usuários.

Ataques do tipo são disparados contra o Mininova desde a quinta-feira (5), mas atingiram seu ápice na madrugada de sábado para domingo (horário de Brasília).

Um dos fundadores do site de links para P2P disse ao site TorrentFreak que investigações estão em curso para descobrir quem está por trás dos ataques e que seu time está fazendo o possível para negar acesso apenas aos PCs identificados como parte de uma rede zumbi.

Zumbi é o nome que se dá a redes formadas por computadores controlados remotamente. Em geral, são PCs de usuários comuns infectados por códigos maliciosos que conferem seu controle a um cracker.

De acordo com o Mininonova, o ataque parte de PCs espalhados por três continentes. Máquinas na Argentina e Alemanha já foram identificadas como parte da rede.

Apesar do ataque em massa, o site com sede na Holanda continua no ar e, com sorte, pode ser acessado normalmente.

 

Nenhum comentário: