terça-feira, 10 de março de 2009

Moradores de favela no Rio terão Wi-Fi livre

Os quase dez mil moradores do Morro Santa Marta, em Botafogo, zona sul do Rio, terão a partir da próxima segunda-feira (16/03) acesso a internet sem fio em banda larga.

A tecnologia, disponibilizada pelo governo do estado do Rio de Janeiro com a instalação de 16 antenas de transmissão de rádio no local, foi anunciada na segunda-feira pelo governador Sérgio Cabral. De acordo com ele, o Santa Marta será a primeira comunidade do país a contar com o serviço.

Além de permitir o acesso a internet livre em qualquer ponto do morro, o projeto inclui a instalação de um  quiosque onde as pessoas da comunidade poderão navegar pela rede e freqüentar oficinas de informática, todos os dias, de 8h às 22h.

Durante a inauguração, o governador Sérgio Cabral destacou o papel da inclusão digital para a igualdade no mercado de trabalho e adiantou que o projeto será estendido a outras pontos da capital e do estado.

“No caso da inclusão digital, existem vários projetos, que envolvem a orla de Copacabana e de Ipanema, mas também em áreas que o governo pacificou tirando o tráfico ou os milicianos: Cidade de Deus e Batan. Na Baixada Fluminense, nós estamos avançando e vamos fazer a inclusão digital até o final de maio. O Rio vai se transformar no primeiro estado 100% digital”, disse o governador.

 

Nenhum comentário: