quinta-feira, 5 de março de 2009

Por que a MS mudou o nome do Live para Kumo?

A Microsoft costumava dizer que equipes de marketing tinham dificuldades para melhorar a imagem do seu mecanismo de busca online. O Live Search como marca não funcionava.

Mas Kumo? Kumo o quê?

Dicionários online explicam que a palavra “kumo” significa “aranha” ou “nuvem” em japonês (é também o nome em sueco de uma cidade holandesa).  O screen shot da página revela algumas dicas das intenções da Microsoft ao escolher esse apelido.

O logo do Kumo - ainda não oficializado – é azul, em letras minúsculas e não é facilmente associado ao logo da companhia. 

O Kumo se diferencia bruscamente do atual Live Search principalmente porque exibe pistas dos tipos de resultado que existem para uma busca específica. Uma pesquisa por um cantor de música country, por exemplo, gera resultados organizados por categorias como web, músicas, letras de música e biografia. Um ícone à esquerda permite que o usuário selecione alguma dessas divisões para continuar navegando.

Matt Rosoff,analista do grupo de pesquisa independente Directions on Microsoft, disse que Kumo é um nome melhor do que Live.

“Live tinha significados demais”, ele comentou, “Pelo menos Kumo é um nome estranho e chama a atenção.”

Rosoff também disse que o endereço do Live Search costumava gerar confusão para internautas, porque embora alguns conhecessem o live.com, muitos arriscavam windowslive.com ou acessavam a home do MSN em busca do mecanismo de busca.

A Microsoft não é proprietária do domínio LiveSearch.com nem do Live.Search.com e ambos levam a páginas sem nenhuma relação com a companhia.

De acordo com Rosoff, um nome curioso, entretanto, não é suficiente para salvar os negócios de buscas da fabricante do Windows.

 

Nenhum comentário: