quinta-feira, 12 de março de 2009

Segurança extra pode ter feito Gmail falhar

Cuidados adicionais de segurança podem ter desencadeado um problema técnico que deixou o Gmail indisponível para um grupo de usuários na noite de terça-feira (10).

O Google admitiu a falha no Gmail, a sétima num espaço de seis meses, e afirmou que o problema não durou mais do que 30 minutos. Para um grupo reduzido de usuários, porém, o Gmail está indisponível por várias horas e a indisponibilidade pode durar mais 24 horas para ser plenamente solucionada.

Em nota, o Google pediu desculpas a seus usuários e disse que leva o assunto “muito a sério”, mas evitou comentar o que pode ter causado a falha. No fórum de ajuda do Google Apps, porém, vários usuários vítimas da falha afirmam que usavam ferramentas de segurança, que encriptam dados ao enviá-los para os servidores do Google, afim de proteger as informações.

Estes usuários afirmam que conseguiram fazer suas contas Gmail funcionar após desabilitar aplicações de segurança no painel de controle do PC. A medida sugere que o tráfego de dados encriptados prejudicou o Gmail ou foi bloqueado por alguns minutos pelo Google, causando a onda de reclamações.

 

Nenhum comentário: