quinta-feira, 23 de abril de 2009

AMD téra processador com 16 núcleos em 2011

A AMD revelou planos ambiciosos de comercializar, já em 2011, processadores com 16 núcleos construídos em uma arquitetura de 32 namômetros.

O plano foi apresentado nesta semana, junto com a estreia de uma nova versão de seu chip de oito núcleos Opteron. Pelas contas da AMD, será possível comercializar processadores com 12 núcleos ano que vem e chegar ao chip de 16 pontos de processamento daqui a dois anos.

Os chips Opteron são usados atualmente para servidores, mas avalia que o uso de chips com 8, 12 e 16 núcleos deve popularizar-se entre os desktops ao longo dos próximos anos, dando aos computadores de mesa uma capacidade de processamento incrivelmente superior às das máquinas mais poderosas comercializadas atualmente, como os PCs com chip quad-core de 45 nanômetros da rival Intel, o Corei7.

A caminhada até que estes processadores se tornem viáveis para o consumidor final, no entanto, é longa e passa ainda por limitações de software, que devem ter, ao menos, arquitetura de 64 bits para explorar todo o potencial de uma máquina com chip tão veloz.

 

Nenhum comentário: