sexta-feira, 3 de abril de 2009

Anatel aprova regras para Internet em rede eletrica no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações aprovou na quinta-feira (02/04) as regras para a prestação de serviços de banda larga utilizando a rede elétrica no Brasil.

O regulamento estabelece critérios e parâmetros técnicos para o uso da tecnologia conhecida como Broadband over Power Lines (BPL) no País.

As regras foram aprovadas pelo Conselho Diretor da agência e devem ser publicadas no Diário Oficial nos próximos dias, segundo o órgão.

Testes com a tecnologia já estão sendo conduzidos por diferentes prestadoras de serviço de energia, entre elas a AES Telecom, braço da AES Eletropaulo.

No final de 2008, a companhia mostrou a tecnologia em funcionamento, em uma das 150 residências que estão testando o serviço em São Paulo.

A empresa já investiu mais de R$ 20 milhões nos pilotos, que começaram em novembro de 2007 e negocia parcerias com provedores de serviços de banda larga para oferecer o serviço.

Nos testes feitos pela AES, a tecnologia permitiu oferecer uma velocidade real de até 80 Mbps (megabits por segundo) por edifício. A distribuição da banda pode ser feita de acordo com a demanda de casa usuário.

 

Nenhum comentário: