quinta-feira, 2 de abril de 2009

Telefónica testa Rede 4G na Espanha

A Telefónica realizou nesta quarta-feira (02/04) os primeiros testes públicos com a tecnologia de quarta geração LTE (Long Term Evolution) na Espanha.

De acordo com a operadora, as novas redes permitirão troca de dados a até 140 Mbps, dez vezes mais que as atuais redes 3G.

Os testes foram realizados no Centro de Demonstrações da Telefónica em Madri. O objetivo é começar as especificar as futuras necessidades técnicas para implementar o a LTE.

Experiências em laboratório mostraram que é possível baixar dados a mais de 326 Mbps e fazer o upload a 86 Mbps, segundo a Telefónica.

Até que o 4G esteja pronto para o lançamento comercial, a Telefónica pretende oferecer aos usuários da sua rede 3G, que já cobre 90% da área de atuação da empresa na Espanha, maiores velocidades usando a tecnologia HSPA +.

Com o HSPA +, o download de dados chegará a até 21 Mbps e o upload a 5 Mbps. Com a chegada de novos aparelhos e funções, o HSPA + poderá oferecer velocidade de até 84 Mbps, segundo a operadora.

A Telefónica pretende começar a implementar a tecnologia até o meio deste ano, oferecendo inicialmente cartões de dados.

 

Nenhum comentário: