segunda-feira, 20 de abril de 2009

Windows 7: O melhor negócio na história da Microsoft?

Na última semana, uma pesquisa feita pela Dimensional Research botou ainda mais fogo sobre o já acalorado debate sobre o possível sucesso do Windows 7. Até então, as únicas conclusões possíveis que se podia tirar de pesquisas já feitas eram que a maioria dos profissionais ainda não tem plena confiança no Windows 7 e que administradores TI ainda preferem o Windows XP - mesmo com o final do suporte técnico gratuito e sabendo que o Windows Vista é muito mais seguro.

Só que a pesquisa da Dimensional Research apresenta uma tendência exatamente inversa e, se estiver correta, concluímos que o Windows 7 está no caminho certo para se tornar o melhor produto já lançado pela Microsoft. O estudo completo, patrocinado pela empresa KACE, está disponível para leitura em PDF, mas vamos fazer uma comparação direta com o Windows XP.

Doze meses após seu lançamento, o Windows XP teve uma taxa de adoção de 10%. Esta taxa chegou em 38% somente em 2005, ou seja, mais de três anos após seu lançamento. Segundo a Dimensional Research, mais de 80% das empresas planejam migrar seus computadores para o Windows 7 em no máximo 3 anos. Como o sistema deve ser lançado em Setembro, temos apenas dois anos e meio de intervalo para adoção. O número, por si só, é simplesmente incrível!

Outra pesquisa, realizada pela Pacific Crest Securities, confirma as afirmações da Dimensional Research. Foram entrevistados oitenta profissionais com poder de decisão em suas empresas, e a metade deles informaram que adotarão o Windows 7 assim que ele lançado. Apenas 12% adiarão a adoção do Windows 7 para garantir que o sistema é seguro - ou seja, eles vão esperar o lançamento do Service Pack 1 do Windows 7 antes de adotá-lo. A Pacific Crest também afirma que 96% dos profissionais pesquisados gostam do Windows 7 Beta – um número bem otimista para a Microsoft, se levarmos em conta que o Windows 7 RC (Candidato à Lançamento) ainda nem foi lançado.

Ao observar a adoção do Windows nas empresas, nota-se que elas querem evitar problemas de incompatibilidade com seu hardware e software, e isso explica porque tantos esperam o primeiro Service Pack. Quando diferentes pesquisas mostram que boa parte das empresas não vão esperar pelo SP1, isso é um sinal claro de confiança. E confiança é fundamental para o sucesso comercial.

 

Nenhum comentário: