segunda-feira, 25 de maio de 2009

Apple terá datacenter de um bilhão

A Apple pode ganhar um incentivo fiscal de dezenas de milhões de dólares para construir um datacenter no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

A notícia foi divulgada pelo jornal Charlotte Observer. Segundo o site do periódico, a empresa de Steve Jobs teria uma redução de aproximadamente 46 milhões de dólares em uma década para instalar uma fazenda de servidores.

Em troca, a Apple terá de investir cerca de 1 bilhão de dólares e montar sei centro nos condados de Catawba ou Clevelend, duas das regiões mais pobres da Carolina do Norte. O estado é um dos mais afetados pela crise financeira mundial e está com uma taxa de desemprego de dois dígitos.

Autoridades locais, no entanto, ainda estão avaliando se o subsidio de impostos seria interessante para o estado. Isso porque o impacto inicial da instalação de um datacenter seria pequeno: apenas 100 empregos fixos seriam criados, menos de 1% dos 35,1 mil funcionários da empresa americana.

A prática de oferecer incentivos de impostos a empresas de tecnologia é comum na região. O Google construiu um datacenter em 2008 em troca de incentivos da ordem de 260 milhões de dólares diluídos nos próximos 30 anos.

Nenhum comentário: