segunda-feira, 4 de maio de 2009

Linux bate 1% de ´mercado´ pela primeira vez

Nunca, na história dos sistemas operacionais, o Linux havia ultrapassado a marca de 1% no market share mundial. Em abril, porém, segundo a Net Application, o índice foi batido.

Com 1,02% do total, o Linux é atualmente o terceiro SO mais usado no mundo, de todos os ramos. A pesquisa contabiliza também plataformas móveis, como smartphones, e também videogames.

O crescimento dos sistemas operacionais com núcleo Linux se deu, principalmente, nos últimos dois anos. De janeiro de 2004 até julho de 2006, o market share do SO permanecia entre 0,2% a 0,4%, entre pequenas inconstâncias, segundo dados da própria Net Apllications.

Mas, quase dois anos depois, a porcentagem já era o dobro. De janeiro de 2007 a julho de 2008, o Linux passou de 0,4% para 0,8% e se manteve por ali.

Agora, nove meses depois, o número já passa do 1% de todos os sistemas operacionais do mundo: um aproximado crescimento de 150% em dois anos.

No topo da pesquisa segue o Windows com 87,9%, e na segunda posição vem o Mac, com 9,73%. O quarto sistema operacional mais usado, logo atrás do Linux, é o iPhone, com 0,55%.

Confira o gráfico completo da pesquisa clicando aqui.

 

Nenhum comentário: