terça-feira, 7 de julho de 2009

Chips NVIDIA estarão nos celulares este ano

A fabricante de processadores gráficos NVIDIA vai colocar a plataforma Tegra em celulares até o final do ano. A ideia é melhorar em dez vezes a capacidade dos dispositivos de lidar com vídeos, games e aplicativos em terceira dimensão.

As soluções da empresa, batizadas de Tegra Series 600 e 650, juntam chip e sistema operacional. O primeiro tem 700 MHz e consegue tocar vídeos em 720p, enquanto o outro possui 800 MHz e reproduz até conteúdo em 1 080p. A imagem acima ilustra uma sugestão para a indústria de como pode ser a carcaça dos smartphones com o componente embarcado.

De acordo com notícias de sites taiwaneses, repercutidas na mídia especializada internacional, as primeiras fabricantes que irão colocar o Tegra no mercado serão a Samsung e a Motorola. Segundo uma entrevista do CrunchGear com um porta-voz da NVIDIA, esses aparelhos estarão à venda nos Estados Unidos pelas operadoras, custando cerca de 199 dólares.

A empresa também quer ver a plataforma fazendo parte de outros dispositivos móveis, ao estilo dos MIDs (Mobile Internet Devices), por exemplo. Em entrevista à INFO realizada no ano passado, o vice-presidente de vendas da NVIDIA, John Lonergan, afirmou que uma das apostas da companhia era “desenvolver produtos para preencher a lacuna existente entre notebooks e celulares”.

 

Nenhum comentário: